sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Alunos da rede estadual apresentam textos selecionados em concurso

 Projeto Tempos de Artes Literária



Foto: Jorge Cordeiro/Agecom



Alunos da rede estadual apresentam textos selecionados em concursoTrinta e seis alunos da rede de ensino estadual da Bahia, selecionados em concursos regionais, apresentaram, nesta quinta-feira (28), no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, poesias, cordéis e outros textos literários de sua autoria no encerramento do concurso Tempos de Arte Literária (Tal).



Para chamar atenção do público, os poetas usaram muita criatividade. O estudante Marcos Vinicius de Souza, 17 anos, morador do município de João Sá, se vestiu de cangaceiro para homenagear um ídolo, o forrozeiro Luiz Gonzaga. Ele é autor da poesia ‘A Saga de Luiz Gonzaga’.



“O projeto me estimulou a escrever, coisa que nunca pensei. Na verdade, minha disciplina favorita é Matemática, mas vi no projeto uma chance de homenagear Luiz Gonzaga. Acho que o Tal é muito importante para a nossa aprendizagem, e ajuda os estudantes a ler mais”, afirmou Marcos.



Outro estudante que enxergou na iniciativa uma chance de revelar o seu talento foi Hugo Trindade, 16 anos, de Rio de Contas. “Eu sempre gostei de escrever, mas o projeto me fez ter vontade de mostrar os meus textos para o público. Acho que este programa já deveria ter surgido há muito tempo, porque abre espaço para nós”.



De acordo com a coordenadora de Projetos Interssetoriais, Nide Nobre, o Tal foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico). Segundo ela, este ano, mais de um milhão de estudantes, de 398 municípios baianos concorreram.



A solenidade de encerramento do projeto contou com a presença do escritor Rubem Alves, que realizou palestra para os alunos e professores da rede pública. “Se as escolas conseguirem fazer brotar nos adolescentes o prazer da leitura, terão realizado a sua missão”. Em 2009, o Tal foi desenvolvido em 362 municípios do estado da Bahia, com 718 escolas participando efetivamente do projeto, produzindo obras de arte literárias estudantis e realizando os Saraus Escolares e o Sarau Estadual.



Da ASCOM/SEC-BA

Nenhum comentário: