segunda-feira, 23 de agosto de 2010

II Encontro Ação Griô Território Cultural da Chapada Diamantina -BA

 Tudo começa com a ciranda de Dona Rosa que tantas vezes já cantamos aqui... "Não faça o mal a quem te faz o bem..."






"Ô Maria Roxinha
Ô desse lado
Ô desse outro
Ô torna fazer
Dá uma volta redonda 
Humbigada em você"





Foi com essa bricadeira que Líllian Pacheco abriu o encontro e foi o começo da socialização da Roda

 



Na Segunda feira ( 12-07-10) assistimos o vídeo e relatório Ação Griô Chapada Diamantina BA e começamos a criação de projetos pedagógicos da Ação Griô. 
 


Fomos então visitar  e conhecer os projetos pedagógicos desenvolvidos no Grãos de Luz e Grõ, foi muito bom sentir mais uma vez aquele ambiente tão criativo e vivo








Participamos também da linda mobilização de assinaturas da Lei Griô, assistimos os clip, que já postei aqui no blog


 
 
 


NaTerça feira (13-07-10) fomos para a  Vivência da Trilha Griô do Quilombo ( formação na pedagogia griô) olha o povo aí esperando






Mágica chegança na comunidade quilombola da Iúna, com Eniele, Jovita e outros moradores da comunidade.






 





Aprendemos a fazer o trançado das esteira e das vassouras de palha.


E depois um banho no rio São José, a sem falar do delicioso almoço na casa de Jovita.






Minha gente, de tudo que vivi o melhor levo no peito a amizade que começou ali com tanta gente boa... queridos Assinho, que viajou comigo, Neide Vital e Dany Rocha de Morro do Chapéu. E todos os outros queridos que convivi durante o encontro.


E para a família Griô, quero agradecer pelos dias que estivemos juntos, pelo cuidado de Saullo com todos os participantes do encontro, pelo que aprendemos com Líllian, pelas cantorias de Marcio, pela caminhada com Eniele, pela trilha com Ane e Maíza, por todas as pessoas maravilhosas que conhecemos, pela troca e pelo encontro, em fim, por todo o trabalho de organização e produção para que tudo acontecesse. Toda equipe está de parabéns!!!.



O resultado é esse; estou apaixonada pela causa da LEI GRIÕ!!! rsrrs Estou com a bandeira levantada e com o grito na garganta "Vamos meu povo assinar a Lei Griô!!!"

E é com essa cantiga de despedida que encerro este post, essa cantiga aprendida com Eniele Griô e que também cantei, com muita emoção , quando me despedi de minha avó Almerinda  quando estive com ela.

"Na aminha chegada 
o povo ri
e pre eu sair 
tem alguém que chora 
hó minha senhora 
não chore não 
me dê a mão 
que eu já vou embora"



Abração pessoal!Um beijo no coração dessa Nação Griô


Flávia.

Nenhum comentário: