terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESTANDARTES CULTURAIS - Morro do Chapéu



O colorido dos estandartes se misturaram com as comunidades remanescentes de quilombo, o Samba de Roda da Veredinha, O samba de Roda da Barra e Periquitinhas do Velame e lá no meio para homenagear todo esse povo de raiz estava a Nega do Zofir com suas cantigas e histórias parabenizando o Município de Morro do Chapéu pelos seus 101 anos. Tudo isso aconteceu em um grande palco montado ao lado do Mercado Cultural da cidade no dia 05 de agosto, onde também estavam expostos vários produtos artesanais do local. 



Já no dia 06 a festa foi no Cetro de Abastecimento da cidade, na feira livre, com o Pirão Cultural, com Repentista , música e muita poesia e lá estava ela também a Nega na Feira, nunca tinha me apresentado em uma feira livre , foi uma experiência maravilhosa, lá encontrei Neide Vital, artista morrense do Ponto de Cultura oca da Minhoca. Também na noite deste dia assistimos às apresentaçõs dos ternos de reis, lindo, lindo!!!


Nega do Zofir e neide Vital
 
Também aproveitamos para conhecer o segundo jornal mais antigo da Bahia o Correio do Sertão, foi uma viagem no tempo. Guiados por Gilmar conhecemos a história do único coronel negro do sertão, o Coronel Dias Coelho, grande história!!!



Coronel Dias Coelho

Foi um encontro de riquezas e tradições em uma mostra de cada comunidade, um momento único que ficará marcado em nossos corações e na memória do povo morrense.


Meu filhote Bernardo com o chapéu do terno de reis.

Só tenho que agradecer a todos que me receberam com tanto carinho, em especial a Daniela Rocha, dirigente de cultura da cidade e a Miltinho Secretário de turismo e cultura, meu muito obrigada!!!

Com Dany Rocha

Eu e meu maridão!


Nenhum comentário: