Aconteceu na última quinta-feira, dia 13 de maio de 2010, o evento de entrega do Prêmio Cidade Baiana da Cultura no qual o município de Rio de Contas foi contemplado em primeiro lugar. Na cerimônia estiveram presentes pessoas que moram em Rio de Contas e também filhos da terra que moram em Salvador a exemplo das Filhas de Zofir Brasil(Cleti, Zonita e Is) que puderam assistir pela primeira vez a apresentação da Nega do Zofir contando a história de Dandara e Kenderê e o mito de formação dos quilombos de Rio de Contas.
Estavam também presentes o prefeito de Rio de Contas, o Sr. Márcio Farias e comitiva e Pitágoras Luna, Representante do Território de Identidade Chapada Diamantina que foi um importante apoio, junto com o vice-prefeito Sr. Jonas Mafra, para a ida da Nega do Zofir para o evento, agradeço muito a eles!
Nesta viagem foi importante também o encontro das “irmãs sonhadoras” (eu e Pati), fomos juntas ao evento e gostamos muito do lugar escolhido chegamos com antecedência para conhecer tudo, um forte muito antigo e que lembra muito Rio de Contas pela sua construção, fomos muito bem recebidas por André Reis (coordenador da G3) e por Mari, sua assistente. O evento foi bem organizado, mas senti falta da Filarmônica “Lira dos Artistas” de Rio de Conta, o ideal seria que todos os artistas da cidade estivessem presentes e sentisse a mesma emoção que senti ao receber os cumprimentos e perceber o encantamento do público ao assistir a apresentação, mas sei das complicações em levar todos nessa viagem, e espero a segunda parte da a do prêmio aqui na cidade que acontecerá na festa de Corpus Christi, para ver todas as manifestações culturais sendo mostradas e valorizadas.
Deixo para todos a cantiga de despedida cantada pela Nega do Zofir, que aprendi com uma educdora de Rio do Antõnio"
Amoooooooooooooo voce PESSOA... Amoooooooooooooo sua acuidade artistica, sua sensibilidade, seu conhecimento, seu jeito. Falei sobre tudo de voce hoje para a minha o Presidente do NEPA[Nucleo de Ensino e Pesquisa Aplicada]... Saudadonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... amigaaaaaaaaa, te amoooooo
Ai, ai, ai, ai, meu destino é meu cantar / Vou fazer os meus versinhos para alma alegrar...
Bom dia, Boa Tarde , Boa Noite...
Se aproxime, entre na roda, dance, cante e sonhe com a gente.
Obrigada por sua visita e não deixe de jogar seu versinho e fazer seu comentário...
.
A Oficina de Sonhos e Bonecos
é uma iniciativa da arte-educadora, bonequeira, e contadora de histórias Flávia Pacheco, para realização de projetos que envolvam arte, cultura e educação. É um sonho que nasceu em 1996 em Vitória da Conquista-Ba . Desde então muitos bonecos ganharam vida, muitos sonhos foram realizados e ainda há muitos sendo sonhados...
Atender alunos de diferentes níveis de escolaridade presentes nas classes multisseriadas não é uma tarefa tão fácil. Pensando nisso, a Prefe...
"Vamos meu povo apoiar a LEI GRIÔ"
A NEGA DO ZOFIR
Uma pedra, esculpida pelo tempo é pintada pelo artista visionário Zofir Brasil no alto da Serra das Almas, portal da Chapada Diamantina, na Bahia. “Quanto tempo a pedra se fez vida antes de se tornar pintura e antes de se tornar gente?” E ela se tornou gente na pele da educadora Flávia Pacheco que representa esse personagem mítico em uma Griô, que conta histórias e encanta com sua graciosidade e mistério.
Flávia Pacheco
História de Vida
Foi em dezembro de 1975, no dia treze em Vitória da Conquista que nasci. Nessa mesma cidade comecei a trilhar os caminhos da educação e da arte. Em 1995 ingressei no curso de Letras da UESB, e logo me encantei com a poesia e com a literatura quando conheci o PROLER e descobri que era uma Contadora de Histórias e aí nasceu a Oficina de Sonhos e Bonecos, com cursos e oficinas para crianças e professores, sempre desafiando a criatividade. Em 2000 aceitei o desafio de trabalhar com crianças em situação de risco social e pessoal, como educadora de leitura no Programa Conquista Criança, participando de 120hs de capacitação oferecidas pelo Projeto AXÉ. Foi nesse período também que comecei a trabalhar com TEATRO DE FANTOCHES e LEITURA firmando uma parceria com o SESC/VC na Feira de Livros Infantis de 2001 a 2008 onde foram realizadas oficinas para crianças e professores e espetáculos de Teatro de Fantoches, nesse último ano com o tema “História e cultura afro-brasileira”. Com o SESC também, desenvolvi outros projetos como: Pequeno Leitor, Mentes Ilustres, É Tempo de Leitura, Teatro com a Terceira Idade, Portas Mágicas, dentre outros. Concretizei minha prática pedagógica no ensino fundamental menor no Colégio Paulo VI (Vit. da Conq.). Hoje moro em Rio de Contas com meu marido Marcos César, meus filhos Arthur e Bernardo e meus animais de estimação, atuo na Rede Estadual de Ensino como professora, concursada desde 2002, na área de Literatura e continuo com a Oficina de Sonhos e Bonecos, que ganhou dimensões de um projeto social que agrega minhas experiências com criança, arte e educação (veja mais aqui http://www.sonhosebonecos.blogspot.com/) realizando oficinas de arte, artesanato e identidade, capacitações para educadores, peças de teatro de bonecos, com a belíssima parceria da Associação Grãos de Luz e Griô, ONG de Lençóis que me formou como Griô Aprendiz e possibilitou a conquista do Prêmio Servidor Cidadão e a aprovação no edital Pontos de Cultura pela SECULT – BA. E continuo nessa caminhada, criando bonecos e tudo mais que se precisa para tecer SONHOS.
Rio de Contas fica na Chapada Diamantina, a 730 km de Salvador - BA, abrangendo comunidades com vários aspectos naturais e humanos como povoados remanescentes de Quilombos e comunidades isoladas descendentes de Portugueses e Italianos.
4 comentários:
Amoooooooooooooo voce PESSOA...
Amoooooooooooooo sua acuidade artistica, sua sensibilidade,
seu conhecimento, seu jeito. Falei sobre tudo de voce hoje para a minha o Presidente do NEPA[Nucleo de Ensino e Pesquisa Aplicada]... Saudadonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
amigaaaaaaaaa, te amoooooo
Olá Flavia,
Sempre apreciei a sua garra, determinação pelo que faz. Você é um encanto e encanta. Acho muito bonito e valioso o seu trabalho. Parabens !!!
Edilson Miranda
Flavia,
Você é um encanto e encanta com seu trabalho. Parabéns !!!
Edilson Miranda
Obrigada Amigo!
Postar um comentário