quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cidade Baina da Cultura



 Aconteceu na última quinta-feira, dia 13 de maio de 2010, o evento de entrega do Prêmio Cidade Baiana da Cultura no qual o município de Rio de Contas foi contemplado em primeiro lugar. Na cerimônia estiveram presentes pessoas que moram em Rio de Contas e também filhos da terra que moram em Salvador a exemplo das Filhas de Zofir Brasil (Cleti, Zonita e Is) que puderam assistir pela primeira vez a apresentação da Nega do Zofir contando a história de Dandara e Kenderê e o mito de formação dos quilombos de Rio de Contas.

Estavam também presentes o prefeito de Rio de Contas, o Sr. Márcio Farias e comitiva e Pitágoras Luna, Representante do Território de Identidade Chapada Diamantina que foi um importante apoio, junto com o vice-prefeito Sr. Jonas Mafra, para a ida da Nega do Zofir para o evento, agradeço muito a eles!
                                                                                
                                                                                                        Nesta viagem foi importante também o encontro das “irmãs sonhadoras” (eu e Pati), fomos juntas ao evento e gostamos muito do lugar escolhido chegamos com antecedência para conhecer tudo, um forte muito antigo e que lembra muito Rio de Contas pela sua construção, fomos muito bem recebidas por André Reis (coordenador da G3) e por Mari, sua assistente. O evento foi bem organizado, mas senti falta da Filarmônica “Lira dos Artistas” de Rio de Conta, o ideal seria que todos os artistas da cidade estivessem presentes e sentisse a mesma emoção que senti ao receber os cumprimentos e perceber o encantamento do público ao assistir a apresentação, mas sei das complicações em levar todos nessa viagem, e espero a segunda parte da a do prêmio aqui na cidade que acontecerá na festa de Corpus Christi, para ver todas as manifestações culturais sendo mostradas e valorizadas.
Deixo para todos a cantiga de despedida cantada pela Nega do Zofir, que aprendi com uma educdora de Rio do Antõnio"
"Chora bananeira
bananeira chora 
eu não sou daqui 
eu sou de lá de fora

vou me embora
eu já vou me embora
eu não sou daqui 
eu sou de lá de fora..."

4 comentários:

VALÉRIA VALÉRIO ... disse...

Amoooooooooooooo voce PESSOA...
Amoooooooooooooo sua acuidade artistica, sua sensibilidade,
seu conhecimento, seu jeito. Falei sobre tudo de voce hoje para a minha o Presidente do NEPA[Nucleo de Ensino e Pesquisa Aplicada]... Saudadonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
amigaaaaaaaaa, te amoooooo

Unknown disse...

Olá Flavia,

Sempre apreciei a sua garra, determinação pelo que faz. Você é um encanto e encanta. Acho muito bonito e valioso o seu trabalho. Parabens !!!

Edilson Miranda

Unknown disse...

Flavia,

Você é um encanto e encanta com seu trabalho. Parabéns !!!

Edilson Miranda

Flávia Pacheco disse...

Obrigada Amigo!