segunda-feira, 10 de maio de 2010

As Reinações do ECA


Hoje estava folheando um antigo álbum de fotos e encontrei essas carinhas em umas das fotografias, as “Emilinhas” do Programa Conquista Criança, e me veio uma enxurrada de sentimentos e lembranças e uma consciência de como tudo começou, ou pelo menos como tudo tomou corpo, forma. Com certeza a Casinha dos Sonhos começou no Conquista Criança, passei lá 2 anos que foram tão intensos que pareceram 10, e fazem exatamente 10 anos que chegava neste programa da prefeitura de Vitória da Conquista que atende crianças em situação de risco social e pessoas, lá eu era educadora de leitura e tive um feliz encontro com Rose Bispo, Educadora do teatro e podemos trabalhar juntas, inclusive nesse espetáculo “As Reinações do Eca” uma belíssima história escrita por Rose, depois de nossas conversas e idéias de juntar “As Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato e os 10 anos do ECA o Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos desses pequenos de histórias tão tristes e de sorrisos tão largos. Só quem já viveu essa realidade, como criança ou como educador de sensibilidade pode saber o que eu sentia quando via os rostinhos iluminados pela alegria e valor de estarem em um palco, maquiados, vestindo um figurino e sendo aplaudidos... O TEATRO NÃO TEM EXPLICAÇÃO!!! Não é só uma mimesis,  nem só representar quem não se é, no caso dessas crianças é dizer ao mundo “EU EXISTO!!!” “EU SOU CAPAZ!!!” “EU SOU BOM!!!” e são as mesmas crianças daqui de Rio de Contas, os mesmos sentimentos e anseios e carências e também o mesmo afeto e carinho, com beijos, abraços, cartinhas, flores, presentinhos cada um de seu jeito, mas todos querendo dar e receber carinho, eu cresci muito nos 2 anos que trabalhei no Conquista Criança, enfim, foi muito bom reviver tudo isso, esse ano o ECA faz 20 anos, quanto tempo! Quanta coisa já vivi e quanto ainda vou viver, por que é algo que vive dentro de mim e que mesmo com os descaminhos eu volto sempre para minha caminhada, para minha missão.




Essa "Emiliona" aí no meio sou eu =]




Um comentário:

Patrícia Pacheco disse...

Fi, que texto lindo!!! Você disse tudo, muita emoçao! TE AMO!