sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PRESENÇA EKOKATU NO ENCONTRO DAS MULHERES PELAS ÁGUAS 2009


Durante os dias 13 e 14 de novembro de 2009 a ONG EKOKATU esteve presente no “Encontro das Mulheres pelas Águas”, realizado na histórica cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ.

Através do estreitamento da participação do povo com entidades governamentais foram discutidas questões como: maior aplicabilidade das políticas públicas sustentáveis, gestão e preservação dos recursos hídricos e climáticos do planeta e críticas ao modelo de desenvolvimento capitalista.

Partindo-se da visão feminina da natureza “Preservar a água é preservar a própria sobrevivência humana” o encontro teve como base a vivência, contextualização e participação das necessidades socioambientais que afetam a vida das mulheres, a luta feminina pela afirmação da sua identidade com busca a maiores possibilidades de trabalho e renda familiar além de eleição para novos representantes do Conselho.

A composição da mesa foi marcada pela diversidade de representações, com participação de quatro Secretarias de Governo (Sema, Sepromi, Sedes e SJCDH), da sociedade civil, da área acadêmica, de Comitês de Bacias Hidrográficas, dos poderes públicos municipal e federal, além de organismos internacionais, a exemplo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a presença do Diretor-Presidente do INGÁ, Dr. Júlio Rocha e assessoria geral, dentre outras entidades. Vale ressaltar a presença de Tereza Sousa (Secretária Adjunta da SEPM/Nacional durante todo o processo.

Além da participação comunitária Quilombola do Povoado de São Tomé (Campo Formoso) stiveram presente às seguintes identidades políticas: ambientalistas, quilombolas, religiosas de várias matrizes, pobres, brancas, negras, lésbicas, bissexuais, heterossexuais. Idosos, jovens, educadoras, ricas, rurais, urbanas, marisqueiras entre outras.

Os territórios representados foram: Eunápolis, Guanambi, Irecê, Jequié, Juazeiro, Santa Maria da Vitória, Itabuna, Barreiras, Seabra, Feira de Santana, Rio de Contas,Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Salvador e Senhor do Bonfim(representado pela EKOKATU). “Lutamos coletivamente por uma visão preservacionista e pelo fortalecimento da questão democrática participativa confrontando e dividindo conhecimentos e possibilidades para transformar a realidade atual.”

Rio de Contas: natureza, história e poesia. Patrimônio Histórico Nacional.

Fonte: ONG EKOKATU

Nenhum comentário: