quinta-feira, 26 de novembro de 2009

F.I.C.C.A. 2009

Aconteceu nos dias 19 e 20 a II F.I.C.C.A. Feira Interdisciplinarde Ciências Cultura e Artes do Colégio Estadual Carlos Souto em Rio de Contas –BA na Chapada Diamantina, um evento muito esperado e que, apesar de trabalhoso, nos dá uma satisfação enorme em realizá-lo, pois é maravilhoso ver o entusiasmo dos alunos e como eles aprendem de formas tão variadas, quando a escola se transforma em uma grande oficina de idéias, criatividade e saberes que são absolvidos de maneira prazerosa e que ficam para sempre.

Foi um trabalho de dias entre o surgimento das idéias, pesquisa construção até a exposição e VALEU!!!!

O tema deste ano foi “QUEM SOMOS NÓS” e para responder essa pergunta foram montados nove stands contando um pouco sobre Rio de Contas, suas riquezas e cultura, abordando temas como: Energia, quilombos, a arte de Zofir Brasil, música e história da cidade, o corpo humano em números, os sentidos e nossas percepções, os escritores de riocontenses, alimentos, a água que consumimos e artesanato local.

Eu, a prof. Eunice e os alunos dos 1º anos B e C ficamos com o tema ARTE ZOFIR BRAZIL, este artista exótico de nossa cidade que descobriu a pedra que depois viria a ser a Nega do Zofir. Trabalhamos mais de um mês entre visitas ao Museu Zofir Brasil, pesquisas, entrevistas, produção de um documentário, reprodução de algumas obras, ensaiospara apresentação da literatura de cordel e muito mais. Foi um trabalho envolvente que resultou em uma belíssima exposição com réplicas feitas pelos alunos, como a “Mulher Mandacaru” e o quadro “A Fomegerada” mostrada aqui em um postanterior.

Trouxemos também do museu as obras mais expressivas de Zofir na opinião dos alunos e as que Zofir mais gostava como : A Zebras da Loteria, a Lousa Encantada, o Ciganástro e O Relógio de Chão. Além das que reproduzem ditados populares: “uma mão lava a outra”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido” entre outros quadros trabalhados com papel machê e diversos materiais. Outras obras registramos em um painel de fotos.


Para o documentário, fomos até a Nega do Zofir (visão impressionante), o Monstro Encantado e o Lar Petrificado, também situados na Serra das Almas.

Agradecemos a Paulo Roberto, que cuida com tanto zelo do Museu pelo atendimento e atenção!

E parabenizo todos os alunos, de todos os stands, e a todos os professores e direção pelo MA-RA-VI-LHO-SO trabalho. São projetos assim que nos fazem ainda acreditar na educação neste país!





Nenhum comentário: