sábado, 7 de novembro de 2009

Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina


Aconteceu nos dias 25 e 26 de Outubro, em Lençóis, a Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina. Durante dois dias, delegados eleitos nas conferências municipais discutiram o tema cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento e as propostas do território para políticas públicas para a cultura.

A conferência foi aberta com um lindo cortejo, um desfile cultural, com manifestações culturais dos municípios que fazem parte do território, Rio de Contas se fez representar com a Nega do Zofir (Flávia Pacheco) e a delegação composta pelo secretário de educação e coordenadoras, o dirigente de cultura, os delegados, a representante da agenda 21 do município Sara Reis, representantes do IPHAN e a jovem Anna Amélia que levou com graciosidade a bandeira de Rio de Contas. O cortejo se concentrou no mercado onde deu-se início ao cerimonial de abertura com presença do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles e outras autoridades, onde foi lido o perfil do Território por Pitágoras Luna, responsável pela organização da Conferência, que aliás está de parabéns, realmente estava muito bonita a organização de tudo, afinal não é fácil organizar um evento deste porte. Neste mesmo local estavam abertos belíssimos stands dos municípios que mostravam sua cultura e sua beleza.



Na segunda-feira (26) a Nega do Zofir fez a abertura do dia com a história de Dandara e dos quilombos de Rio de Contas, seguida da cantoria de Cici da Risada, fomos assistidas por Marcio Caires (Velho Griô) uma honra pra nós. Em seguida, nos grupos de trabalhos, sistematizamos e aprovamos as propostas trazidas das conferências municipais e aconteceu a eleição dos delegados.


Foi um viagem perfeita, além de participar de todo esse movimento cultural , tive a oportunidade de conhecer Mucugê, um graça de cidade e de desfrutar das "águas de Lençóis", eu e Sara agradecemos a Sayonara por ser nossa Guia nessa aventura!

E ainda encontrei pessoas muito especiais , como Líllian Pacheco, linda! Aconteceu integrado a conferência o Encontro Regional da Ação Griô Nacional.


Para ser mais que perfeita só se Pati estivesse lá.

Um comentário:

Patrícia Pacheco disse...

Ai, ai, ai... assim eu choro!