sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pedagogia Griô em Vitória da Conquista!





Queridas Educadoras que começaram a sua caminhada nessa linda pedagogia que é a Griô, aqui estão as letras das cantigas que prometi, não esqueçam de “jogar” o seu versinho!

Um grande abraço!

Flávia Pacheco


“Veio lá de Conquista
para aqui nos visitar
nós queremos te abraçar
com muita categoria
quando vem traz alegria
quando vai deixa saudade

seja bem vindo a nossa comunidade
seja bem vindo a nossa comunidade”(Aprendida com o grupo do Assentamento do Rose - Feira de Santana)

“Não faça o mal, quem te faz o bem
Eu vou ao mar, depois eu vem
E lá no mar, tem uma pedra
Nessa pedra mora uma índia
Eu vi a pedra embalançar
Essa índia eu vou buscar” (Aprendida com dona Rosa – Comunidade do Remanso, Lençóis – Ba)


“Eu ia passando, boi de Mariá
Lá no bebedouro, boi de Mariá
Meu chapéu caiu, boi de Mariá
Meu amor panhô, ô ya ya” (Aprendida com o Velho Griô)


“Ô Maria manteiga, meu bem
Você dá desse lado, eu também
Você dá desse outro eu também dô
Umbigada no meio, que mal tem?”(Aprendida com Dona Almerinda, 97 anos, minha avó)

“Cumpade se galinheiro
Dê milho a sua galinha
Seu filho mal ensinado
Passou na minha porta
Com par de namorá (bis)

Palma dentro
Palma fora
E pisa o milho
E sopra o fogo
Cuidado com a brasa!” (Aprendida com Márcio Griô – Lençóis - Ba)


“O capim da lagoa, já cresceu
Amarelou o veado comeu (bis)
Lá vem o rei e a rainha (bis)
O rei é seu a rainha é minha (bis)
O capim da lagoa, já cresceu
Amarelou o veado comeu (bis)” (cantiga típica da Chapada dos Veadeiros)


“Eu vi o sol, vi a lua clarear
Eu vi meu bem dentro do canavial (bis)” (Aprendida com seu Benedito do Pirulito – Rio de Contas)


“Estava de baixo,De um arvoredo
Ao meio dia, Estava descansando
Ouvi um canto, Tão saudoso
Só me parece
Um passarinho cantando
Mas que bicho feio, Virgem Mãe de Deus
É o Jaraguá, ô maninha
Para pegar o Mateus

Chegou chegou
Já chegou meu Jaraguá
O bichinho é bonitinho, Ele sabe vadiar
Cumprimenta cumprimenta
Acriançada, jaraguá
O bichinho é bonitinho, Ele sabe vadiar
Ta bonito ta bonito
Ta bonito jaraguá
O bichinho é bonitinho, Ele sabe vadiar
Cata piolho cata piolho Cata piolho jaraguá
O bichinho é bonitinho, Ele sabe vadiar
Faz cafuné faz cafuné Faz cafuné, jaraguá
O bichinho é bonitinho Ele sabe vadiar
Meia volta meia volta Volta e meia, jaraguá
O bichinho é bonitinho Ele sabe vadiar
Vai embora vai embora Vai embora, jaraguá
O bichinho é bonitinho Ele sabe vadiar
Foi embora foi embora Foi embora, jaraguá
O bichinho é bonitinho Ele sabe vadiar” (Do grupo Carroça de Mamulengos, aprendida com Shell)


“Olha a cobra olha a jibóia
Olha o bote que ela dá
Arreda do seu caminho
deixa a jibóia passar” (Aprendida com Márcio Griô – Lençóis - Ba)

“Caranguejinho, tá andando tá andando (bis)
Ô ta na boca do buraco?
Carangueijo sinhá!”(Aprendida com Márcio Griô – Lençóis - Ba)

“Periquito maracanã
Cadê a sua Yayá (bis)
Faz um ano faz um dia
que eu não vejo ela passar (bis)” (Aprendida com Márcio Griô – Lençóis – Ba, que aprendeu com Caio , 9 anos)


“Bota a canga no boi, carreia carreador
Bota a canga no boi, carreia carreador
É hora, é hora, é hora
Quem mora perto é cedo,
mas quem mora longe é hora” (bis) (Aprendida com Isabel de Rio de Contas)


“Eu vou alí e volto já, vou buscar maracujá
Eu vou alí e volto cedo, vou buscar limão azedo”


“Adeus o Homem, adeus mulher
Até amanhã se Deus quiser”


“Chora bananeira, bananeira chora
Chora bananeira que eu preciso ir embora
Vou me embora, eu já vou me embora
Eu não sou daqui, eu sou de lá de fora”


Gente, eu acho que são só essas, mas se tiver alguma mais é só pedir!

Beijão!

2 comentários:

Anônimo disse...

no meu quarto escorre agua sem chover é lagrima dos meus olhos quando fico sem te ver um beijão e muita sorte
carol

Unknown disse...

A rosa vermelha é meu bem querer
a rosa vermelha e branca
ei de amar até morrer