quinta-feira, 19 de maio de 2011

Antes de Começar - Almada Negreiros

O Boneco com o meu bonequinho Bernanrdo
Este belíssimo texto escrito em 1958 pelo grande autor português Almada Negreiros contemporâneo de Fernando Pessoa me arrebatou na semana passada, não conhecia, mas Cia. de teatro Mary Marie de Vitória da Conquista, esteve aqui em Rio de Contas com um projeto de oficinas de teatro para professores e duas apresentações da montagem teatral que fizeram com este texto. participei das oficinas e foi muito gostoso, os atores da peça, Diogo Moura e Jeane Marie desenvolveram técnicas de interpretação maravilhosas, amei! Foi como se eu estivesse passando desapercebida, um pouco distante do teatro e fosse surpreendida por esse evento... Levei meus alunos do 3o. ano do vespertino para assistirem a peça, com um figurino adorável, e o texto mexeu muito comigo. É um diálogo entre um boneco e uma boneca, marionetes de um show desses mambembes, eles ganham vida quando não estão sendo observados pelo homem. É uma oportunidade para nós revermos nosso medos que nos impede de "nos mexer" de tomarmos atitudes em nossa vida que farão toda a diferença, que nos farão mais felizes, falou muito comigo, por vários aspectos, primeiro por ser um clássico da literatura, por ser um texto dramático e mais ainda por fazer parte do mundo dos bonecos, eles me fascinam.... me vi muito no trecho em que a boneca fala como foi feita, com pedaços de coisas que não servia mais para nada, e que sua dona, só se dedicava a feitura dela quando já não tinha mais nada para fazer, mas que aqueles momentos eram os mais felizes de seu dia! ai me vi nos dois papéis, no da Boneca e no da menina que fez a Boneca, o teatro faz isso comigo! Se quiser conhecer o texto, na íntegra, este texto clique no título do post, vale conferir!

beijokas bonecos!!!

Nenhum comentário: