Projeto de Cinema Rio de Contas Imaginária
O público vai desde os alunos do Colégio Estadual Carlos Souto , até os moradores da cidade que estejam interessados. O projeto é composto de oficinas de história e linguagem de audiovisual, a representação das cidades na arte, e partes práticas onde os participantes experimentarão o uso de equipamentos, a produção, edição e projeção dos vídeos nas ruas da cidade.
Gláucia já realizou palestras no Colégio Carlos Souto e fala mais sobre o projeto:
A proposta do projeto RIO DE CONTAS IMAGINÁRIA é estimular um grupo de jovens a redescobrir a cidade de Rio de Contas e juntos desenvolvermos trabalhos artísticos em vídeo na cidade. A idéia é recriar poeticamente a relação entre indivíduo e cidade a partir da ocupação criativa dos espaços públicos. Despertar afetos, ativar tensões, olhar com atenção os detalhes de um lugar que parece tão comum. A intenção é formar um grupo para produzirmos juntos uma série de vídeos que serão projetados em espaços públicos de Rio de Contas.
O projeto parte de uma performance em audiovisual que eu desenvolvi em Fortaleza quando estava deixando a cidade que deu origem ao filme “cidade desterro”. Uma espécie de despedida filmada mas que me serviu também como forma de reencontro com a cidade que eu habitei por onze anos.
Da mesma forma a intenção é provocar no grupo o desejo de falar da sua cidade, o lugar que eles habitam, não só reproduzindo aquilo que eles apreenderam através da cultura oral, mas reelaborando esses conhecimentos através de outras formas de linguagem como o audiovisual. Pensar formas de representação e interação com a cidade.
Problematizar o espaço público a partir de um diálogo entre formas tradicionais e modernas. As possibilidades são muitas e o importante é que o grupo experimente a criação artística em diálogo com a cidade. O projeto é composto de oficinas teóricas e práticas de audiovisual e o objetivo final é a realização de trabalhos em vídeo que serão exibidos em espaços públicos da cidade.
OFICINA
# História do Cinema: primórdios, construção da linguagem clássica, as vanguardas, sempre relacionados com o espaço e a cidade.
# Arte e Cidade: A representação das cidades através da arte. Ocupação da cidade. Como se colocar diante da cidade, se posicionar, criar artisticamente com, para e nela?
# Arte e audiovisual: o cinema expandido. O uso dos recursos audiovisuais na produção artística contemporânea. Experiências artísticas contemporâneas: instalações, ambientes imersivos, site especifics, performances audiovisuais, cinema ao vivo, intervenções urbanas,..
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
# Pré-produção: Pesquisa e preparação dos projetos finais:
# Produção dos projetos finais: Captação das imagens, sons e edição dos vídeos # Edição e Finalização dos trabalhos
# Preparação, montagem e divulgação das exibições
# Exibições e exposições itinerantes
Informações: (77) 8112-4684.