quinta-feira, 30 de setembro de 2010

X Fórum de Leitura do Educandário Juvêncio Terra

 (do “Guardador de Rebanhos” – Alberto Caeiro)
Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboletaE a flor é apenas flor.





De 18 a 21 de setembro aconteceu no Educandário Juvêncio Terra, em Vitória da Conquista, o X Fórum de Leitura. O evento envolveu alunos, professores, pais e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas, como oficinas, apresentações culturais e teatrais, dentre outras. O objetivo da iniciativa é despertar e estabelecer relações dos estudantes com a leitura. O evento, que chega a sua décima edição, é uma dos principais projetos realizados pela instituição e procura promover, também, momentos de integração. (adaptado do blog Resenha Geral)




Meu grupo maravilhoso! obrigada queridos!

E para mim foi uma alegria receber o convite para realizar a oficina de contação de histórias, com alunos do ensino fundamental II. Desenvolvi com os adolescente e as mães que estavam lá uma vivência de tradição oral, e foi mágico ver as mães ensinando para os filhos as brincadeiras dos tempos de criança, três três passará, dois passarinhos, boca de forno e outras mais e de falar da importância de minha vó Almerinda nessa roda. Contei o Mito do Diamante e pedi que me dissessem, em um desenho ou com uma palavra, se já haviam encontrado seu diamante e qual era, a resposta foi a mais linda possível, foi unânime  "MINHA FAMÍLIA É O MEU DIAMANTE". Arde no coração de Deus o desejo de restauração, cura e preservação das famílias na terra, é a base de tudo, é de onde vem os valores e quem somos, e foi essa a frase que marcou para mim esse encontro dita por Ana Clara, uma das crianças que estavam lá comigo:

"O MEU DIAMANTE É A MINHA VIDA, O AMOR QUE RECEBO E A MINHA FAMÍLIA!" 

E isso diz tudo, fala e resume o que vivemos naquele dia!

Organizamos uma apresentação para a socialização das várias oficinas que estavam acontecendo , de mnúsica de teatro, de artes plásticas , etc. e a apresentação foi a essencia do que vivemos ali, muito lindo!

eu e Sônia Leite

importante também foi encontrar pessoas que marcaram minha vida, nasci em Conquista, lá está a minha história e as minha referências e encontrei Sônia Leite, que apesar de não conhecer pessoalmente admiro tanto o seu trabalho no teatro, Lena, que foi minha professora no magistério, Aidil, Eleuza, Silvana colega dos tempos de Conquista Criança, Ver a genialidade de Onildo Barbosa e seu cordel, a aula dada pela profa Big falando, com brilhantismo, sobre a história da arte e conhecer pessoalmente Karina Melky que acreditou em meu trabalho, foi tanto carinho e respeito pela arte que só poderia ser o sucesso que foi. PARABÉNS A TODA EQUIPE


MUITO OBRIGADA!

Flávia Pacheco















Nenhum comentário: