quarta-feira, 9 de junho de 2010

Roda de Alfabetização encanta professores, pais e alunos na escola Pedro Francisco de Moraes


Notícia Postada em 08/06/2010 as 08:52 hs
por: Secom - PMVC










O sucesso do projeto Roda de Alfabetização, que propõe uma intervenção psicopedagógica junto a alunos com déficit de aprendizagem em leitura e escrita, é visível nas escolas da Rede Municipal de Vitória da Conquista em que já foi implantado. E, de maneira especial, no Grupo Escolar Pedro Francisco de Moraes, localizado no bairro Jurema.


No segundo semestre de 2009, quando o projeto foi implantado no município, foram formadas na escola duas turmas da Roda de Alfabetização. Este ano, por conta do aumento na demanda, houve a necessidade de se abrir mais uma. As três turmas, que ficam a cargo de duas professoras, já totalizam 108 alunos. Ao todo, a escola atende a 352 meninos e meninas, incluindo Educação Infantil, Ciclos 1 e 2 e Educação para Jovens e Adultos (EJA).


“Os pais ficam numa grande satisfação”, explica a vice-diretora Cássia Regina. “É uma prova de que eles acham esse trabalho importante”, acrescenta Edna dos Santos, diretora da escola. Nas turmas, há alunos que não conseguiam aprender a ler e, por isso, chegavam a ser ridicularizados pelos colegas. Com as aulas da Roda, eles normalmente aprendem rápido, e assim recuperam a autoestima.


Como faz questão de enfatizar a professora Alcina Lúcia Simões de Almeida, coordenadora do Roda de Alfabetização, a intenção do projeto não é proporcionar um mero reforço, e sim uma verdadeira intervenção psicopedagógica. “A diferença entre a intervenção e o reforço é que, na intervenção, você começa de onde o aluno parou”, explica Alcina Lúcia. “No reforço, você apenas repete tudo aquilo que o aluno não conseguiu fazer”, compara.


“ENCANTAR” – “Na Roda, trabalhamos com famílias silábicas. Assim, a criança desenvolve mais, porque não fica presa ao alfabeto”, diz a professora Sílvia Paula, responsável por duas turmas da Roda de Alfabetização na escola Pedro Francisco de Moraes. Como registra Sílvia, as aulas na Roda transcorrem sem a utilização de recursos tradicionais. Os alunos sentam-se de maneira descontraída, ouvem histórias, brincam, divertem-se. “As crianças aprendem mais rápido e é muito mais prazeroso”, resume Sílvia.


A professora Aline Dias Brito, que se responsabiliza pela outra turma da Roda na escola, acredita que o diferencial do projeto é o fato de que ele “encanta”. “Se a gente consegue encantar os nossos alunos com atividades lúdicas e práticas e nos encantamos também com as crianças carentes, que precisam realmente da leitura, então o projeto se desenvolve muito bem”, sintetiza Aline.


Ela lembra, de modo especial, a experiência que está tendo com Camila Nascimento, aluna com síndrome de Down. Camila, de 22 anos, está na Pedro Francisco de Moraes há cinco e ainda não havia conseguido se alfabetizar. Após ter sido incluída nas aulas da Roda de Alfabetização, a aluna já começou a ler algumas palavras.



CARTEIRINHA – Outra prova do sucesso do projeto foi o aumento dos empréstimos de livros na biblioteca da escola. Na medida em que os alunos da Roda foram conseguindo aprender a ler, seu interesse pelos livros foi sendo despertado. É o caso do pequeno Marcelo, de nove anos, aluno do 2º ano do Ciclo 2. Da mesma forma que seus colegas, ele agora tem uma carteirinha emitida pela escola, que lhe permite ter acesso ao empréstimo de livros. Segundo sua professora, Marcelo já é um dos mais assíduos leitores da biblioteca.



Cássia Regina a Vice-diretora é minha irmã!!! PARABÉNS MANA!!!



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