quinta-feira, 22 de outubro de 2009

I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas


Evento vai reunir mulheres de Vitória da Conquista e nove municípios da região

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, promove, neste sábado e domingo, 24 e 25, o I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas. Intitulado Ora Ie Ie O: mulheres negras construindo uma história de autonomia e protagonismo, o objetivo do encontro, que será realizado na sede do Programa Conquista Criança, é fortalecer as lideranças femininas das comunidades quilombolas.
Prefeitura promove I Encontro Regional de Mulheres Quilombolas

Temas como identidade da mulher quilombola, trabalho e geração de renda, direitos reprodutivos, combate ao racismo e à violência de gênero, participação política da mulher, educação quilombola e saúde da mulher negra. Cerca de 150 mulheres de Vitória da Conquista, Tremedal, Piripá, Boa Nova, Anagé, Barra do Choça, Planalto, Nova Canaã, Itambé, Rio de Contas estão sendo esperadas.

Segundo a coordenadora de Políticas Especiais de Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Vivalda Braga, com este projeto de formação, as lideranças quilombolas de Vitória da Conquista e região estarão mais fortalecidas em suas organizações comunitárias, permitindo a integração e articulação das lideranças em torno da construção de políticas públicas que visem a superação das desigualdades historicamente acumuladas, afirmou.

Participações - Entre as convidadas do evento estão Vilma Reis, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN); Jô Brandão, coordenadora Nacional da Confederação Nacional dos Quilombos/CONAQ; Vanda Machado - educadora e mentora do Projeto Pedagógico do Terreiro Ilê Axé Opo Oponjá, de Salvador; Lídia Rodrigues, coordenadora da União de Mulheres de Vitória da Conquista; entre outros.

No sábado, 24, serão realizadas mesas redondas e grupos de trabalho temáticos. No domingo, 25, serão realizadas oficinas de Etno-medicina; Beleza Negra e Combate à Violência de Gênero.

Formação de Lideranças Quilombolas O encontro das mulheres quilombolas faz parte do projeto de Formação de Lideranças Quilombolas, que está sendo possível graças a um convênio celebrado entre a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. O projeto será desenvolvido até o primeiro semestre de 2010, contemplando diversas dimensões do fortalecimento institucional das organizações comunitárias quilombolas, como associações de pequenos agricultores quilombolas, conselho regional quilombola, pré-vestibular quilombola e associação da juventude quilombola.

O curso compreende sete etapas: seminários, mini-cursos, encontros, cursos de formação, intercâmbio. Nas primeiras etapas foram realizadas ações de formação de gestores e agentes públicos municipais e o I Encontro de Juventude Quilombola de Vitória da Conquista e região. A próxima etapa prevê a realização de um Seminário sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior, em parceria com as universidades públicas localizadas na região.

Programação

I ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES QUILOMBOLAS

DIA 24 - MANHA

10:00 Mesa solene de abertura

11:00 Animação

DIA 24 - TARDE

12:00 ALMOÇO

13:00 MESA DE ABERTURA:

Identidade Negra e Sacralidade Vanda Machado SECULT BA

Identidade da Mulher Quilombola Jô Brandão CONAQ Nacional

14:00 - GRUPOS TEMÁTICOS (Rodas de Conversa)

GT 1 Violência e Relações de Gênero

Moderadora: Vilma Reis (CEAFRO/UFBA)

Sistematizadoras: Viviane Salles e Rosilene Santana

GT 2 Economia e Poder: Identidade da Trabalhadora Rural e Alternativas de Renda

Moderadoras: Lídia Rodrigues (União de Mulheres de Vitória da Conquista)

Sistematizadores: Afonso Silvestre, Ciára Freitas e Renata Oliveira

GT 3 Saúde da Mulher Negra

Moderadoras: Raquel Sousas (UFBA) e Eliana Amorin (DST/AIDS PMVC)

Sistematizadoras: Maria do Alívio e Marilene Silva (APNs)

GT4 MESA TEMÁTICA 03 Africanidades e a Educação Quilombola

Moderadora: Jô Brandão (CONAQ)

Sistematizadoras: Lucinéia Gomes (SMED) e Poliana Reijane (Anajé)

15:00 Café

15:30 CONFECÇAO DOS MURAIS NAS RODAS DE CONVERSA (GTs)

16:30 Vídeo - HOMENAGEM À DONA MARIA Quilombo de São Francisco do Paraguaçu

17:00 PLENÁRIA DOS MURAIS E MESA DE CONCLUSAO DOS TRABALHOS

19:00 Banho e Janta

20:30 Atividades Culturais (Samba de Roda)

DIA 25 MANHA

08:00HS Abertura

08:30HS OFICINAS

Estética e Beleza Negra: Keli Santana, Natália, Mickele e Lidiane (APNs).

Etnomedicina: Dr. Radjalma Cabral Lima (PSF/PMVC), Dona Delci (Quilombo de Cinzentos) e Yalorixá Iraci de Oxum (Salvador)

Mulher Negra e Violência: (CEAFRO) e Dra. Rosilene Moreira Correia (DEAM Vitória da Conquista)

11:30HS Socialização das Oficinas

Desfile da Oficina de Estética e Beleza Negra

Declamação de Poesias (Eliene Sampaio)

12:30HS - Almoço

Autor: Secom - PMVC

Encontrado no Notícias de Rio de Contas

Nenhum comentário: