segunda-feira, 21 de novembro de 2011

IV F.I.C.C.A. - 2011 - PLANEJAMENTO

E por falar em FICCA só agora quando acabou tudo é que tive tempo para postar como foi o processo esse ano de 2011, quando estamos na nossa IV edição da FEIRA INTERDISCIPLINAR DE CIENCIAS, CULTURA E ARTE.

Logo marca da fundação Dorina Nowil, que pegamos emprestada para ser a nossa marca

Fique com as turmas do 1º A, 1ºC e 8ºA em parceria com as professoras Maria Alice e Lourdes Ramos (amo trabalhar com elas) Como este ano o tema gerador foi DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADES resolvi abordar , principalmente. a deficiência visual. O trabalho foi muito produtivo, olha o nosso planejamento inicial

Professoras:


• Maria Alice Cerqueira
• Lourdes Pinto
• Flávia Pacheco

Turmas: 8ª A, 1ª A e 1ª C

TEMAS:

• DEFICIÊNCIA VISUAL – 1º grupo – Lucas Santana, Adenilson, Maricélia, Sandra , Patrícia

 Tipos de doenças

 VISÃO SUB-NORMAL

 Reabilitação de cegos

• LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais – 2º grupo – Janaína, Macione, Manoel, Regiane, Daniel

• BENGALA e CÃO – GUIA – 3º grupo – Irlanda, Solange, Everton, Sandis

• BRAILE – 4º grupo (1ºC noturno) – Lucas Fiori, Viviane, Romário, Jeremias, Edina Neta. Maria do livamento, Marly, Marley, Valdinete


 O que é o sistema Baille?

 Quem foi Louis Braille?

 APLICAÇÃO DO Braile em embalagens

 Livros em Braille

• SOROBAN adaptado para cegos – 5º grupo – Adriana, Naiana, Mikaela, Amanda, Maurília

• LIVRO FALADO: 6º grupo – Elaine, Maires, Maurina

 Biblioteca Livro Falado

 Livros DAYSE

• EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA – 7º grupo – Lucas neves, Paulo, Matheus, Carlos Eliel

• ACESSIBILIDADE – Maquete da cidade para locomoção: 8º grupo (Coordenação) Fernanda, Ana Paula, Malca, Alana, Thaís, Matheus e Paulo

 Cadeirantes

 Cegos

 Pessoas com sub-visão

 Idosos

 Ciclistas – Ciclovia

 Carrinhos de bebê

 Etc.

Colocar em prática a acessibilidade no entorno do colégio, construindo rampas, e melhorando o calçamento

TEMAS: 8ª A (Maria Alice)

• Corrida de cegos

• Futebol para cegos – visual e cegos

• Motora – esportes e pessoas amputadas

• Qual a importância do esporte no desenvolvimento dos alunos?

• AVC – atividades físicas para o grupo específico

• Deficiência auditiva: surdos e mudos

 Linguagem corporal: comunicação pelo esporte




Nenhum comentário: