sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sopa Tradicional!


...parará, piririm, prumcutum...

Venham participar da Sopa da Oficina de Sonhos e Bonecos e Grãos de luz e Griô e ouvir histórias na roda. Quem conta um conto aumenta um ponto, quem ouve também ...

Bairro Vermelhão 26/03

5ª Rua do Sossego 27/03

Bairro Olaria e Rua da Panelada 31/03

Bairro DENOCS 02/04

Agradecimentos a nossos parceiros locais:

RAPOSO CHALÉ, FAZENDA VACCARO, COTINGUIBA INFORMÁTICA,
MINI BOX CENTRAL , DIAMANTINA MÓVEIS, SÍTIO SANTO ANTÔNIO.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A criadora e a criatura...




“Seja bem vinda a nossa comunidade...”

Quem esteve nos visitando nesta última semana foi a Educadora Biocêntrica Líllian Pacheco, nada mais nada menos que a criadora da Pedagogia Griô e coordenadora do Projeto Grãos de luz de Lençóis com quem temos uma parceria.

Participou da Semana Pedagógica da rede Municipal de Ensino, quando falou aos professores sobre o Projeto Grãos de Luz e Griô – A Tradição Viva desenvolvido em Rio de Contas pela Oficina de Sonhos e Bonecos na Casinha dos Sonhos, com as caminhadas da Nega do Zofir pelas escolas rurais, com as capacitações para os professores da rede municipal, com as sopas comunitárias e diversas outras ações que já vêm sendo desenvolvidas desde o segundo semestre de 2006. Sandrinha, nossa educadora griô, também contou sua experiência com a Pedagogia Griô e falou um pouco das atividades da Casinha em 2007

“Me senti valorizada, com todos aqueles professores ouvindo minha fala, a apresentação foi animada, Márcio já entrou cantando, e todos ficaram perguntando se eu conhecia eles...”

Foi lindo por que ela conheceu, junto com Márcio Caíres, o Velho Griô, a “Casinha dos Sonhos”, Lica é a madrinha da Casinha, pois foi em uma de nossas conversas que ela se referiu ao espaço com esse nome e aí ficou, batizamos assim...Sem falar na honra de recebermos as pegadas do Velho Griô aqui em nosso espaço de aprender e ensinar, receber sua energia e seu olhar. Esperamos muito por esse momento, e aconteceu quando estava escrito para acontecer...

Os anfitriões foram algumas crianças que estavam brincando na porta da Casinha, esse cantinho é mesmo encantado, pois a meninada não sai da porta, mesmo quando está fechado, parece que tem um doce, se sentem a vontade... Sandra e Lázaro, com todo carinho a atenção, mostraram tudo e falaram sobre as oficinas, Sandrinha mostrou os bordados que as crianças fizeram para montarmos uma cortina e deixar o espaço mais com a cara delas. ELES ADORARAM!!! E voltaram pra Lençóis cheios de planos para Rio de Contas.

...Quando vem trás alegria

Quando vai deixa saudade....

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bonecões e Caretas...



Esta arte linda, linda só poderia ser aprendida mesmo de pai pra filho, que junto com o modelar da massa vem o carinho, o respeito e a afetividade.

O artesão é seu Humberto Cotrim, que aprendeu a arte dos bonecões e caretas com seu pai Sr. Abdias Ramos Cotrim que tinha um grupo que fazia, seu Humberto então resolveu manter viva essa tradição e quando se aposentou, à dez anos, retomou a arte de seu pai e hoje tem uma vontade de ensinar pros mais novos os segredos de um bonequeiro, então convidamos para ensinar aqui na Casinha dos Sonhos em algumas oficinas ele logo quis envolver sua filha Alessandra, que apesar de não morar aqui acompanha os trabalhos de seu pai e se interessou em participar também, vamos marcar a data!

Todos os bonecos tem nomes, estes das fotos são: Valente, junto com Mide, o de cima é Diamante, Inajá a mulher do cabelo verde, e junto com seu Humberto temos Juru e Valente com outra roupa.

Ainda tem Jupi... Zabelê... Surubim... e muitos outros que são vendidos na loja de artesanato que seu Humberto tem em Rio de Contas, onde vende também muitas outras peças artesanais como miniaturas em pedra da Nega do Zofir e delicadas bonecas feitas de palha de milho.

Parabéns seu Humberto por sua arte!!!

Bom... Mide vocês já conhecem, é nossa colaboradora e vizinha aqui da Casinha dos Sonhos, ela que faz pipoca , guarda os geladinhos, ajuda nas oficinas de bordado, dá a maior força e eu descobri que além de tudo ainda costura as roupas dos bonecões, fiquei encantada!!!

Beijão Mide!!!