quinta-feira, 10 de abril de 2008



Foram muitas as dificuldades que enfrentamos em 2007, a começar pelas financeiras, pois a verba do CRIANÇA ESPERANÇA não havia sido liberada para o Grãos de Luz, que repassa o recurso para a gente aqui em Rio de Contas. Mesmo com a chegada desse recurso tivemos que entregar o imóvel onde funcionava a CASINHA DOS SONHOS, pois o financiamento do Criança Esperança não contempla aluguel , nem recursos humanos, mantínhamos com dinheiro que recebemos de doação da DIAMANTINA MÓVEIS, RAPOSO CHALÉ, RESTAURANTE QUINTAL, FAZENDA VACCARO E SAN FELLIPO, mas com as outras despesas que vão surgindo esse dinheiro não dava, ainda mais que o SAN FELIPO não está mais contribuindo com o projeto desde janeiro de 2008.

Além dos parceiros citados, também contamos com o apóio do SÍTIO SANTO ANTÔNIO de Dinha, diretora do colégio que trabalho, o suco para a merenda das oficinas vem das polpas 100% naturais dadas com muito carinho e também sempre q precisamos de algo a mais. Falando de merenda não podia deixar de citar Graça (autora de Dandara) que sempre nos ajudou com muitas coisas gostosas e Dulcilídia, esposa do professor Beto, que nos deu um super bolo para o encerramento de 2007. E as padarias Bello Pão e Sossego, que também doaram pão, (as crianças amam pão!).

O que disse para as crianças no dia da mudança, e que na verdade estava falando pra mim mesma. É que a Casinha dos Sonhos é a gente mesmo, que nós é que somos esse “templo” da alegria e do saber e que essa Casinha poderia ser em uma praça, em baixo de uma árvore, em uma calçada... mas que nossa alegria e vontade de brincar e de estar juntos não dependia de um espaço físico. Nós (educadores, crianças, amigos, parceiros) estávamos mesmo muito apegados aquela casa, pois reformamos, cuidamos, fizemos o jardim, pensamos em cada lugar e onde cada coisa ia ficar, foi muita luta pra conseguir aquele espaço, foi muito tempo dedicado por todos nós, foi difícil o primeiro passo... mas quando ouviram o que disse , fizeram da mudança uma farra! Algumas coisas levamos pra casa de Sandra, outras pra minha casa outras pra casa de Rosa... e assim desapegamos...


Em 2008 as oficinas funcionarão no Teatro São Carlos todas as terças e quintas-feiras pela manhã (8:30 às 11:30) e a tarde (14:00 ás 17:00). As crianças que participarão fizeram uma pré-inscrição nas Sopas Comunitárias, temos 40 vagas, infelizmente não poderemos atender todas as que pegamos os nomes nos bairros, tem prioridade as crianças de famílias com baixa renda, afro-descendentes e meninas.
Serão dois grupos de vinte crianças que freqüentarão as oficinas no turno oposto ao da escola. O mesmo grupo irá nos dois dias da semana.Teremos oficinas de BONECOS E RETALHOS (Flávia e Sandra), TERAPIA COMUNITÁRIA (Rosa) tudo bem costurado com a tradição oral e fortalecimento da identidade, com as HISTÓRIAS da comunidade e das próprias crianças.


Para ser parceiro do projeto Casinha dos Sonhos é só nos procurar...

Flávia Pacheco (Colégio Estadual Carlos Souto) flaviapachecorc@gmail.com
Ana Rosa Soares (Pousada Rosa)
Sandra Maria Silva (2ª rua do Sossego)

Como ajudar? Como quiser!

NO MOMENTO ESTAMOS PRECISANDO DE UM LUGAR PARA FUNCIONARMOS, UMA CASA SIMPLES.

Esperamos que em 2008 a comunidade riocontense se mobilize para termos uma vida melhor a mais feliz, com ARTE, DIGNIDADE E AMOR!

De coração,

Flavinha ;)

Nenhum comentário: