quinta-feira, 20 de março de 2008

Brasil Alfabetizado: Paramirim!



A caminhada do Brasil Alfabetizado chega até Paramirim!

Conduzi uma vivência da Pedagogia Griô com um grupo de mais de 40 alfabetizadores. Falamos de tradição oral e diversidade cultural, tive a honra de ser acompanhada no pandeiro por seu Angevaldo, reiseiro da região que se encantou com a Kalimba, falei que é um instrumento usado na África nas grandes caminhadas e ele ficou olhando para ver como fazia. No ritual do contador de histórias ele também nos contou que quando o terno de reis de lá se formou, em 1976 (eu tinha um aninho!), os instrumentos eram feitos pelos próprios cantadortes e as flautas eram feitas de talo de chuchu, fiquei encantada com isso e até hoje permanecem com a formação inicial de seu Pedro e seu Joaquim , que nunca falaram um ano. O tempo foi curto para tanta prosa...

No final do encontro cada grupo falou da importância de valorizar cada saber para a mediação do processo de alfabetização!

Um grande abraço, e muita força nessa caminhada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei conhecê-los!!!
Aproveito para convidá-los para a Bienal Internacional do Linvro (agosto/2008) e onde lançarei RETRATO - livro de poesias inspirado em matérias dos mais respeitados e renomados JORNALISTAS AMBIENTAIS, ESPÉCIES DA FAUNA E FLORA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO e de trabalhos de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O objetivo principal da obra é, por meio da poesia, DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CONSERVACIONISTA em relação aos escassos e tão ameaçados recursos naturais do País, bem como CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ÉTICA E CULTURA DE PAZ. Um beijão no coração. (Rosi Cheque - jornalista e poeta / São Paulo).