sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Capacitação BRASIL ALFABETIZADO


Mais uma capacitação realizada por nossa Griô aprendiz Flávia Pacheco. Essa foi na cidade de Rio do Antônio, aqui na Região e, assim como a oficina que contamos no post anterior, pelo Programa Brasil Alfabetizado.
Houveram muitos momentos maravilhosos, dentre eles o encontro entre Ronivon e o pandeiro(foto), ele nunca tinha tocado o instrumento mas ao ser convidado a ajudar já saiu tocando como profissional... Muito encantador e nos fez lembrar as palavras ressaltadas nos escritos do Grãos de Luz e Griô sobre o que diz o mestre africano Tierno Bokar Salif: "a escrita é a fotografia do saber, mas não o saber em si...O saber é uma luz que está no homem"!


Abraços!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

"O Quilombo nasceu assim..."



Esse é o título da história de Dandara e que foi escrita por Graça Salles(a mesma da jardinagem) com base no mito contado pelo povo daqui sobre a formação dos quilombos de Rio de Contas. E foi essa bela história que encantou o ritual de contação de histórias na oficina da Griô aprendiz Flávia Pacheco para a capacitação do Programa Brasil Alfabetizado em Rio de Contas. Nele esta sendo abordado a diversidade cultural e a tradição oral como fatores de fundamental importância na alfabetização de jovens e adultos, levando em conta as competências: Educação no campo e educação quilombola, e baseando-se também, e principalmente, no método Paulo Freire.

sábado, 22 de dezembro de 2007

"Unidos da Lata"



Olha a galera aí!!!

As crianças não queriam... mas... precisávamos entrar de férias!!!

E comemoramos esse ano de 2007, que foi mágico para elas e para nós educadores Griôs de Rio de Contas...

Corremos...

Suamos...

Superamos muitos obstáculos...

E...

Foi...

Tudo muito lindo!!!

Vê se pode a "danadisse" desses meninos e meninas... viram o desfile cívico que teve aqui e resolveram fazer um só da Casinha:

A Fanfarra dos Sonhos!!!

Ou , como um mesmo batizou a nossa banda "Unidos da Lata"

Sei que eles mesmos se movimentaram e começaram a fazer os instrumentos de lata...

e saíu um "baticum" lindo!!!

Até 2008 meninada!!!

:o) ;.D

Digital***




Nesse mês adquirimos uma câmera digital + cartão de memória de 1G + uma bolsa para guardar o equipamento. Compramos na Cotinguiba Informática, que aliás é parceira da Casinha dos Sonhos, dando o sinal de internet.

O recurso para a compra veio do Criança Esperança através da parceria com o Grãos de Luz e Griô, de Lençóis.

Esse equipamento será de muita importância para o registro das atividades em 2008 e já usamos no encerramento das atividades do ano de 2007 da Casinha dos Sonhos.

Aguardem as fotos!!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

Batam palmas meus senhores
Cantem, cantem minhas senhoras
Homenageiam comigo
Na melhor de todas as horas

Faz anos uma boneca
E precisamos de muita alegria
Pois assim merece ela
Vida doce e harmonia

Eis aqui uma homenagem
De alguém de devoção
Que ama muito essa menina
Que mora em meu coração!

FELIZ ANIVERSÁRIO minha Fia Linda!!!

Beijos!

(Slide homenagem aqui!)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A Felicidade mora ao lado...

Êita como é bom encontrar a Felicidade assim no meio do caminho e poder brincar com ela, mantendo viva a tradição das brincadeiras de rua...

Mas essa Felicidade que estamos falando é uma "senhorinha" que mora ao lado da casa de Sandrinha, educadora griô de Rio de Contas. Foi no dia 29 de novembro, quando Sandra resolveu levar as crianças da Casinha dos Sonhos para fazer as atividades na casa dela.

Começamos a roda com uma música que aprendi com Natalice, minha aluna, que no dia anterior tinha ido, junto com o terno de reis de seu Benedito do Bairro Pirulito, para uma apresentação em Dom Basílio... e a música diz assim...

"Quatrocentos sapos
com quatrocentas gias
na beira de uma lagoa
fazendo harmonia

como é que o sapo faz???

QUÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!"

AÍ JOGA O VERSO..."
"Quando eu saí de casa
minha mãe recomendou
que eu caçasse coisa boa
coisa ruim nunca prestou..."

... e por aí vai jogando os versos.

Quando Dona Felicidade ouviu o som do pandeiro logo saiu pra espiar, e num repente tava no meio da brincadeira jogando verso também.

Tocamos pilão...

E ela contou histórias da sua infância e se lembrou da brincadeira que mais gostava,

e brincamos...

"Três, três passará
derradero ficará"

Helena, que também é vizinha de Sandra e quem fez a boneca Dandara que acompanha a Nega do Zofir em suas caminhadas, ensinou as crianças a fazer massa de modelar e fizemos bonecos baseados nas histórias de D. Felicidade.

E foi assim que encontramos a Felicidade nesse dia...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dia da Consciência Negra!



No dia 20 de Novembro, no Colégio Estadual Carlos Souto, em Rio de Contas, foi realizado um Seminário de Consciência Negra, organizado pela professora Sara Reis.

A Griô Aprendiz Flávia Pacheco, que também é a Nega do Zofir e professora nesse colégio, realizou uma apresentação cultural que conduz o participante à uma consciência de si mesmo e da sua ancestralidade com o mito de formação dos quilombos de Rio de Contas. Para valorizar os alunos, Flávia, convidou os alunos Vanderlúcio do 1o ano A para tocar o pandeiro e a aluna Natalice do 2o ano B, que é de tradição oral do bairro Pirulito, neta de seu José do terno de Reis e Dona Armandina, para representar a beleza negra feminina, ficando com a guarda de Dandara, boneca negra que a Griô usa para contar as tantas histórias na sua caminhada.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Mude a cara de sua roupa!!!

No dia 22 de novembro recebemos a visita do artista plástico Miguel Bartilott que coordenou as oficinas de pintura em roupas, foi lindo a forma com que as crianças se relacionaram com as tintas e com as diferentes formas de expressão dessa arte.

Obrigada Miguel