segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A Felicidade mora ao lado...

Êita como é bom encontrar a Felicidade assim no meio do caminho e poder brincar com ela, mantendo viva a tradição das brincadeiras de rua...

Mas essa Felicidade que estamos falando é uma "senhorinha" que mora ao lado da casa de Sandrinha, educadora griô de Rio de Contas. Foi no dia 29 de novembro, quando Sandra resolveu levar as crianças da Casinha dos Sonhos para fazer as atividades na casa dela.

Começamos a roda com uma música que aprendi com Natalice, minha aluna, que no dia anterior tinha ido, junto com o terno de reis de seu Benedito do Bairro Pirulito, para uma apresentação em Dom Basílio... e a música diz assim...

"Quatrocentos sapos
com quatrocentas gias
na beira de uma lagoa
fazendo harmonia

como é que o sapo faz???

QUÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!"

AÍ JOGA O VERSO..."
"Quando eu saí de casa
minha mãe recomendou
que eu caçasse coisa boa
coisa ruim nunca prestou..."

... e por aí vai jogando os versos.

Quando Dona Felicidade ouviu o som do pandeiro logo saiu pra espiar, e num repente tava no meio da brincadeira jogando verso também.

Tocamos pilão...

E ela contou histórias da sua infância e se lembrou da brincadeira que mais gostava,

e brincamos...

"Três, três passará
derradero ficará"

Helena, que também é vizinha de Sandra e quem fez a boneca Dandara que acompanha a Nega do Zofir em suas caminhadas, ensinou as crianças a fazer massa de modelar e fizemos bonecos baseados nas histórias de D. Felicidade.

E foi assim que encontramos a Felicidade nesse dia...

Um comentário:

Patrícia Pacheco disse...

Blisa, que coisa linda-lindíssima esse encontro com a Dona Felicidade! sabe quando não se tem palavras? Voce passou tão bem a emoção de tudo! Parabéns a todas vocês! Muitos-muito, muitos beijos!
Plis
PS.: Então a Felicidade mora aí?