quinta-feira, 26 de julho de 2007

Roda de brincadeiras!!!


“Em cima daquele morro
Tem um pé de buguevi
Quem quiser casar comigo
Tá na hora de pedir” (versinho jogado por Izequiel)

Toda quinta feira, de manhã das 9:00 às 10:30 e de tarde das 15:00 às 16:30, estamos fazendo rodas de brincadeiras com os nossos pequenos "Grãos de luz".

E está sendo muito lindo, que maravilha ver o envolvimento das crianças com as cantigas e versinhos, e como é notório a desenvoltura depois do primeiro momento.

Hoje conversamos sobre o cuidado com o nosso espaço, a nossa Casinha dos Sonhos, do cuidado com o outro e com nós mesmos, pedimos a bênção ao Velho Griô, elas ficaram muito querendo conhecê-lo (Viu Márcio Griô?), jogamos versinho com a música "Gabiraba", brincamos também com a música "Olha a cobra olha a Jibóia" e Silvia sugeriu a brincadeira do "motorista olha a pista" e nós adoramos a parte que vai bem rápido e cai todo mundo no chão.

Sandra estava preparada para contar uma história que ouviu dos seus avós mas...

As crianças quiseram recontar a história de Dona Rosa com os Fantoches que ouviram à duas semanas, foi muito engraçado e o melhor foi que Izequiel, do Bairro Pirulito, que veio hoje pela primeira vez, conheceu um pouco dessa história. Aproveitamos que ele esta e assistimos o DVD que Kal da rádio gravou no dia da sopa lá no Pirulito. Depois é claro que todos queriam desenhar tudo o que tinham visto, ouvido e sentido.


“A lua vem saindo
redondinha como um novelo
Eu conheço meu amor
pelo cacho do cabelo.

Em cima daquele morro
tem um gato miador
vou tirar o saco dele
pra fazer um coador.”


“Olha a cobra olha a jibóia , olha o bote que ela dá, arreda do meu caminho
deixa a jibóia passar”(música que aprendemos com o Velho Griô de Lençóis)

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Em Lençóis...

Essas são as crianças das oficinas do Grãos de Luz de Lençóis: O Mito do Diamante.

Início das Oficinas

Logo logo estaremos iniciando as nossas oficinas. A Casinha dos Sonhos vai receber uma parte das crianças que participarão das oficinas de Arte , Artesanato e Identidade do Projeto Grãos de Luz e Griô - A Tradição Viva em Rio de Contas e começarão a vivenciar os projetos pedagógicos das oficinas, contando, pintando, costurando, desenhando, cantando, dançando, reciclando e registrando sua história de vida, de sua família, de sua comunidade, dos griôs, dos mestres e do Brasil. Participarão de vivências e pesquisas sobre mitos, heróis e arquétipos, símbolos, cantigas, danças, artes, saberes e histórias de vida que integram a rede de palavras geradoras em torno do tema gerador "A tradição Oral".

As oficinas facilitam o desenvolvimento da criança e do adolescente nos níveis do aprender a ser, sentir e expressar, fazer e refletir, criando produtos artísticos e educativo-culturais que integram tradição oral e as ciências da vida. São oficinas semanais e cursos específicos que envolvem os mestres e griôs locais na educação das crianças e adolescentes.

Agradecemos a todos os parceiros que estão possibilitando esse aprendizado e principalmente a Dinha da Polpas e Cia que vai doar uma parte do lanche das crianças.

Aguardem notícias!!!