segunda-feira, 12 de março de 2012

Professores de classes multisseriadas participam de formação.


Atender alunos de diferentes níveis de escolaridade presentes nas classes multisseriadas não é uma tarefa tão fácil. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista promoveu na manhã desta quinta-feira, 8, um curso de formação para educadores da Rede Municipal de Ensino, que trabalham com estudantes de classes multisseriadas da zona rural.   

A capacitação aconteceu no Colégio Politécnico Boook, localizado no Bairro Candeias. O objetivo da iniciativa foi promover atividades para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e de ensino do professor.

Na ocasião, foram realizadas diversas oficinas com os temas “Alfabetizar todo dia”, “Matemática: que delícia aprender”, “Ler fazmuito bem”, “Rotina sem sala de aula” e “Diversidade na sala de aula: desconstruindo preconceitos”.

“Dividimos o curso em quatro oficinas com metodologias específicas para o trabalho com classes multisseriadas. O nosso objetivo é facilitar o trabalho do professor, por isso adotamos a metodologia de oficina”, explicou a coordenadora de Educação do Campo, Karla Rejane Lacerda.
Cem educadores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista participaram da
formação. Conforme a professora do distrito de Bate Pé, Andralina Alves Teixeira, o curso é de extrema relevância para a dinamização das atividades pedagógicas. “Temos sempre que procurar capacitações, pois elas nos ajudam muito com novidades que auxiliam para um bom trabalho nas classes multisseriadas”, ressaltou.

Materiais didáticos - Além da formação, os educadores também receberam kits com materiais pedagógicos e didáticos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Cada professor também recebeu um Kit Pedagógico do Programa Escola Ativa, do Ministério da Educação/MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE.  “Esse material dado para a gente é de extrema importância, pois vai ser um grande subsídio em sala de aula”, declarou a professora de uma Escola Municipal da região de Pradoso, Iracema Coelho Ramos.

Os kits foram distribuídos para educadores das escolas multisseriadas que aderiram ao programa em 2009. Eles contêm 15 materiais com itens como ábaco vertical aberto, material pedagógico dourado, tangran, jogo de números com pinos emborrachados, jogo alfanumérico, Escala Cuisenaire, jogo de xadrez e jogo pedagógico bloco lógico.

Com o kit trabalhado em sala de aula, é possível estimular o raciocínio lógico, a percepção e a criatividade dos estudantes. “É um material riquíssimo e muito importante, já que o trabalho com classe multisseriada é muito difícil, pois atende desde alunos com 6 anos até aqueles que têm 14 anos, por exemplo. Porém, com o trabalho que a gente vem fazendo no município desde 2009, temos percebido mudanças nessas salas, tanto que no resultado da Provinha Brasil as nossas turmas multisseriadas formam tão boas quanto as turmas da cidade”, destacou Karla.
http://www.pmvc.com.br/v1/noticia/9005/Professores-de-classes-multisseriadas-participam-de-formacao.html
Contação de histórias – A formação dos educadores nesta quinta-feira também contou com dicas de contação de histórias. Conforme a professora e contadora de história, Cássia Regina Pacheco, essa atividade reporta o aluno a um mundo imaginário e, com isso, traz grandes benefícios, como o desenvolvimento cognitivo e psicossocial. “Durante a formação, daremos dicas de como contar histórias falando sobre vestimentas, fantoches, expressão, tom de voz, enfim, um conjunto de situações que fazem com que a história chegue até a criança de forma mágica para que ela possa dá valor a escrita e a leitura”, assegurou.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Encantamento sempre...


Hoje foi dia de mais uma caminhada da Nega do Zofir, especialíssima, por ter minhas parceiras comigo, Sandra Silva e Patrícia Pacheco. Caminhamos na comunidade quilombola de Rio de Contas Barra do Brumado para a filmagem do vídeo sobre a Ação Griô Chapada Diamantina, muito legal o trabalho , agradecemos o videoásta Luis Caires e Delvam que nos acompanharam nessa caminhada...


Especial também foi reencontrar Dona Coló e Dona Dudú... sem palavras...


Foi uma diversão só, brincamos de "400 sapos" de "escorrega" e "Maria manteiga", bom , bom, muito bom!!!


A Sandra leu o cordel sobre a vida de seu Benedito cego e a Nega contou a história dele com os bonecos, agora esperamos pra ver o vídeo e o livro,