segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

E a tradição se mantém...



E é assim que tem que ser...

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO!!!

Sissi... sorrindo!!!


É ela!!!

Essa é Sissi com a Griô aprendiz Flávia Pacheco na apresentação do terno "As Arquemêneas".

É tempo de Reisado!!!


Essas mãos sábias carregam uma linda castanhola, instrumento usado pelo grupo de reisado As Pastorinhas, que tem como líder a doceira Sissi da Risada que participou da capacitação do Grãos de Luz e Griô em Rio de Contas como Griô mestre da região e desde então formou-se esse laço de amizade entre nós.

Esse ano As Pastorinha cantaram o terno "As Arquemêneas", com roupas brancas e rosas de papel nos cabelos.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Tradição de Presépios em Rio de Contas




Nessa época do ano, passeando por Rio de Contas nos deparamos com essa belíssima tradição dos presépios, são uns grandes, outros rústicos, outros estravagantes, mas todos retratam a singeleza do nascimento de Jesus com fé e devoção ao Deus menino.

É com essa devoção que as artesãs Vanilde e Vivi têm o prazer e o cuidado de montar peça por peça de seus presépios e a satisfação de mostrá-los para as pessoas que gostam e valorizam a sua arte e fé.

No presépio montado por D. Vanilde (primeira foto) várias cenas são retratadas, como o casamento da formiga, o terno de reis das Pastorinhas, mas, sem dúvida, o que nos chama mais atenção são os bonecos dos Reis Magos e de ovelhinhas, que já estão em sua família desde 1912, verdadeiras relíqueas.

Já o presépio montado por D. Vivi (segunda foto) tem um caráter mais rústico. Sua base é em madeira porosa que é toda revestida com um musgo próprio para presépios, afixado com espinhos de quiabento, planta típica do sertão.

A característica em comum é que ambos retratam o conjunto arquitetônico de Rio de Contas, com suas igrejas e , é claro, as casas de suas famílias.

E assim vai se mantendo viva essa tradição se entrelaçando com outras como os grupos de terno de reis que louvam o Deus Menino em frente aos presépios.