sexta-feira, 29 de abril de 2011

Exposição F.I.C.C.A. 2010

pisando o barro para produção do super adobe

construção da parede de superadobe

bancos ecológicos
Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro no Colégio Estadual Carlos Souto em Rio de Contas, a III F.I.C.C.A - Feira Interdisciplinar de Ciência, Cultura e Arte que este ano abordou um tema muito rico "Meio Ambiente". A contrução de conceitos, concientização e sensibilização não se restrigui somente aos alunos, mas nos dias da exposição toda a comunidade riocontense que visitou os stands pode repensar seu modo de vida e se fazer a pergunta; o que posso fazer para melhorar nossa qualidade de vida e preservar o nosso planeta?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ministra da Cultura defende Lei Griô



Caminhada com as Griôs aprendizes Flávia Pacheco e Eniele Griô na comunidade da Iuna em Lençóis

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, defendeu hoje (15) a aprovação de uma lei que garanta a preservação da tradição oral brasileira. O assunto foi debatido durante o Encontro Nacional da Rede Ação Griô, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio. Os griôs são pessoas detentoras das histórias de um povo, repassadas oralmente através das gerações.


“Os griôs trazem tradição oral das suas raízes africanas e indígenas que mais influenciaram a cultura popular brasileira. Eles trouxeram por séculos essa tradição e esse conhecimento, passando de pai para filho, e isso tem que ser apoiado. Eles estão propondo uma lei e nós vamos ver como podemos trabalhar juntos”, disse a ministra.


A Lei Griô Nacional foi eleita como uma das 32 prioridades do Ministério da Cultura (MinC), durante a Conferência Nacional de Cultura, realizada em março de 2010. O objetivo é instituir uma política nacional de transmissão de saberes e fazeres de tradição oral.


A aprovação da Lei Griô também foi defendida pela secretária de Cidadania e Diversidade do MinC, Marta Porto. “A lei vai dar estabilidade para os movimentos culturais. No caso dos griôs, é de suma importância, porque a tradição oral não está escrita nem regulamentada, mas exige de nós uma atenção especial em fazer disso uma política de Estado.”


De acordo com a história, os griôs surgiram há 4 mil anos, na Região Sul do Saara africano. Eles eram contadores de histórias ou trovadores que iam de um lugar a outro levando informações registradas apenas na memória, sem qualquer uso da escrita. No Brasil, os griôs ainda existem, principalmente em municípios do interior, ajudando a preservar a cultura popular por meio da oralidade.



Edição: João Carlos Rodrigues

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

GISO - Grupo de Investigação Sonora

Flávia Pacheco e Flor Liberato

O Projeto GISO foi desenvolvido em Rio de Contas sob a coordenação de um casal muito querido Miguel e Flor, esse projeto premiado pelo edital de microprojetos culturais da Bahia visa a criação e reinvensão do som, movimento e plástica com jovens da cidade e eu tive o imenso prazer de participar de uma intervenção na feira livre de Rio de Contas onde o tema era o samba de roda, a apresentação foi surpresa e aconteceu em janeiro desse ano, prazer enorme queridos participar desse projeto tão especial.

e aí vai a música de despedida da apresentação:

Olha o sapo, está cantando na lagoa


Sua toada improvisada em dez pés (2x)

- Tião

- Oi!

- Fostes?

- Fui!

- Comprastes?

- Comprei!

- Pagaste?

- Paguei!

- Me diz quanto foi?

- Foi quinhentos réis

Mas como é bom morar lá na roça

Numa palhoça na beira do rio

A chuva cai e o sapo fica contente

Que até alegra a gente com seu desafio