terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESTANDARTES CULTURAIS - Morro do Chapéu



O colorido dos estandartes se misturaram com as comunidades remanescentes de quilombo, o Samba de Roda da Veredinha, O samba de Roda da Barra e Periquitinhas do Velame e lá no meio para homenagear todo esse povo de raiz estava a Nega do Zofir com suas cantigas e histórias parabenizando o Município de Morro do Chapéu pelos seus 101 anos. Tudo isso aconteceu em um grande palco montado ao lado do Mercado Cultural da cidade no dia 05 de agosto, onde também estavam expostos vários produtos artesanais do local. 



Já no dia 06 a festa foi no Cetro de Abastecimento da cidade, na feira livre, com o Pirão Cultural, com Repentista , música e muita poesia e lá estava ela também a Nega na Feira, nunca tinha me apresentado em uma feira livre , foi uma experiência maravilhosa, lá encontrei Neide Vital, artista morrense do Ponto de Cultura oca da Minhoca. Também na noite deste dia assistimos às apresentaçõs dos ternos de reis, lindo, lindo!!!


Nega do Zofir e neide Vital
 
Também aproveitamos para conhecer o segundo jornal mais antigo da Bahia o Correio do Sertão, foi uma viagem no tempo. Guiados por Gilmar conhecemos a história do único coronel negro do sertão, o Coronel Dias Coelho, grande história!!!



Coronel Dias Coelho

Foi um encontro de riquezas e tradições em uma mostra de cada comunidade, um momento único que ficará marcado em nossos corações e na memória do povo morrense.


Meu filhote Bernardo com o chapéu do terno de reis.

Só tenho que agradecer a todos que me receberam com tanto carinho, em especial a Daniela Rocha, dirigente de cultura da cidade e a Miltinho Secretário de turismo e cultura, meu muito obrigada!!!

Com Dany Rocha

Eu e meu maridão!


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

II Encontro Ação Griô Território Cultural da Chapada Diamantina -BA

 Tudo começa com a ciranda de Dona Rosa que tantas vezes já cantamos aqui... "Não faça o mal a quem te faz o bem..."






"Ô Maria Roxinha
Ô desse lado
Ô desse outro
Ô torna fazer
Dá uma volta redonda 
Humbigada em você"





Foi com essa bricadeira que Líllian Pacheco abriu o encontro e foi o começo da socialização da Roda

 



Na Segunda feira ( 12-07-10) assistimos o vídeo e relatório Ação Griô Chapada Diamantina BA e começamos a criação de projetos pedagógicos da Ação Griô. 
 


Fomos então visitar  e conhecer os projetos pedagógicos desenvolvidos no Grãos de Luz e Grõ, foi muito bom sentir mais uma vez aquele ambiente tão criativo e vivo








Participamos também da linda mobilização de assinaturas da Lei Griô, assistimos os clip, que já postei aqui no blog


 
 
 


NaTerça feira (13-07-10) fomos para a  Vivência da Trilha Griô do Quilombo ( formação na pedagogia griô) olha o povo aí esperando






Mágica chegança na comunidade quilombola da Iúna, com Eniele, Jovita e outros moradores da comunidade.






 





Aprendemos a fazer o trançado das esteira e das vassouras de palha.


E depois um banho no rio São José, a sem falar do delicioso almoço na casa de Jovita.






Minha gente, de tudo que vivi o melhor levo no peito a amizade que começou ali com tanta gente boa... queridos Assinho, que viajou comigo, Neide Vital e Dany Rocha de Morro do Chapéu. E todos os outros queridos que convivi durante o encontro.


E para a família Griô, quero agradecer pelos dias que estivemos juntos, pelo cuidado de Saullo com todos os participantes do encontro, pelo que aprendemos com Líllian, pelas cantorias de Marcio, pela caminhada com Eniele, pela trilha com Ane e Maíza, por todas as pessoas maravilhosas que conhecemos, pela troca e pelo encontro, em fim, por todo o trabalho de organização e produção para que tudo acontecesse. Toda equipe está de parabéns!!!.



O resultado é esse; estou apaixonada pela causa da LEI GRIÕ!!! rsrrs Estou com a bandeira levantada e com o grito na garganta "Vamos meu povo assinar a Lei Griô!!!"

E é com essa cantiga de despedida que encerro este post, essa cantiga aprendida com Eniele Griô e que também cantei, com muita emoção , quando me despedi de minha avó Almerinda  quando estive com ela.

"Na aminha chegada 
o povo ri
e pre eu sair 
tem alguém que chora 
hó minha senhora 
não chore não 
me dê a mão 
que eu já vou embora"



Abração pessoal!Um beijo no coração dessa Nação Griô


Flávia.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ulomma - A Casa da Beleza


Projeto desenvolvido por Cássia Pacheco (minha irmã) no SESC Conquista. Belíssimo!!!



Quando eu era criança não tive o privilégio de conhecer a cultura africana, então hoje vejo a importância de passar a cultura e história da África para as crianças, pois o que somos hoje devemos a esse povo que tem tanta coisas maravilhosas pra nos mostrar.
Então a melhor forma de passar esse contexto para crianças é contando e vivenciando as Histórias da África e de nossos antepassados, fortalecendo os conceitos de ancestralidade e reconhecimento de nossa própria história através do teatro de fantoches, da música e da magia das histórias. E, acreditando, que esses objetivos só serão alcançados através da educação que faz parte desse projeto de contação de histórias, com elas desejamos sensibilizar os alunos, conhecendo alguns contos africanos, afinal somos facilitadores do processo de construção da autonomia de cada criança, percebendo seu valor e como é belo conhecer nossa história e cultura através da arte.




“O conto é como um bom prato de comida. Só quando bem saboreado e depois de digerido é que podemos ver o seu efeito.” Sunny





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como assinar a LEI GRIÔ?

LEI GRIÔ DE INICIATIVA POPULAR
1 MILHÃO DE ASSINATURAS


    A Minuta da Lei Griô foi aprovada como uma das 32 prioridades políticas na conferência nacional de cultura do Brasil que envolveu em torno de 2000 pessoas.
    Seja você um mobilizador da Minuta da Lei Griô, baixe o documento da minuta e participe assinando e conseguindo assinaturas com o título de eleitor do assinante e envie para o endereço:
ASSOCIAÇÃO GRÃOS DE LUZ
Rua Nossa Senhora da Vitória, s/n - Centro
Lençóis - BA - CEP 46.960-000
Fone: (75) 3334-1040





LEIA A PROPOSTA DA LEI

ENVIE SUGESTÕES
leigrio@gmail.com




Fonte: Grãos de Luz e Griô
Criado em:03/12/2009

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Notícias da Primeira Audiência Publica Lei Griô

RECEBI NOTÍCIAS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA E REPASSO PARA TODOS!


No dia 05 de agosto de 2010 ás 14:h00, 150 griôs, mestres, educadores e griô aprendizes de 10 cidades da Bahia participaram da primeira Audiência Pública da Lei Griô Nacional, realizada na Assembléia Legislativa da Bahia, com o objetivo de mobilizar e debater o projeto de lei de iniciativa popular Lei Griô Nacional.

Tivemos a participação na mesa de Javier Alfaya – Deputado Estadual da Bahia, Elaine Tozzi - Coordenadora de Ações da SCC-MINC, Ângela Andrade e Jaqueline Santana – Representando as secretarias de Educação e de Cultura da Bahia, D. Cici e Raimundo Katusemi – representando os griôs e mestre e Roselane – representando os estudantes da rede pública de ensino

Atenciosamente



Saullo Farias
Produtor Cultural
Grãos de Luz e Griô - Rede Ação Griô Nacional



Acervo Grãos de Luz e Griô – foto: Marcio Pial e Tony Andrade






VAMOS MEU POVO ASSINAR A LEI GRIÕ!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Folha da Chapada!!!

Guia do Estudante!

Versão On line! É só clicar na imagem

Meu alunos me perguntam muito sobre testes vocacionais, lá tem um bem interessante, vejam aqui.

Caminhada em Macaúbas

Dessa vez volto à Macaúbas para uma capacitação com os professores da rede municipal de ensino.

Falei sobre a Lei 10.639/03, abordando a História e Cultura Afro-Brasileira.

E como diriam "as pedras se encontram que dirá as pessoas" encontrei um a filha de Rio de contas a professora Drª Tânia Gusmão! beijo Querida!