quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mucugê Alfabetizado


Caminhando na Chapada
Lugar bom de se viver
Chegamos nessa cidade 
O seu nome é Mucugê

Te damos as boas vindas
Professor e professora
Brasil Alfabetizado
Pra gente trabalhadora



Foi profundamente lindo a formação do Brasil Alfabetizado em Mucugê, e devo essa beleza ao povo daquele lugar, a receptividade dos alfabetizadores foi excepcional. Cidade acolhedora, comida deliciosa e a companhia de Valéria e Máira foi muito divertida.

Quero destacar a atividade de encerramento da minha oficina quando pedi, que em dupla, os alfabetizadores criassem versinhos para "jogar" com a música gabiraba, e foi assim um verdadeiro presente, pois eles demonstraram tudo que tinham compreendida naquele dia de trabalho e também todo carinho que tiveram por mim nessas poucas horas de convívio, só tenho a agradecer a eles e a Deus por essa oportunidade tão rica.

E eu agradeci:

Amanhã eu vou embora (gabiraba) 
mas eu vou com muita dor (gabiraba) 
pois aqui em Mucugê (gabiraba) 
eu ganhei foi muito amor (gabiraba) 


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Caminhando pelos sertões da Bahia



Jânio Quadros, Condeúba, Piripá, Tremedal e Mirante Ufa! Quando Márcio Caires na pele do Velho Griô disse que ser Griô é caminhar “entre aldeias distantes “ e a Nega do Zofir tomou para si essa palavras ela não imaginava o quão distante seria, mas mesmo assim foi, ou melhor fomos, mais uma vez na caminhada rumo a formação de alfabetizadores e alfabetizadoras de jovens e adultos com a caravana da M.A. Consultoria com o Programa Brasil Alfabetizado. Como todas as cidades são próximas a Vitória da Conquista, segui para lá com meus filhos Arthur e Bernardo, e deixei  maridão em Rio de Contas. De Conquista segui de ônibus para Jânio Quadros, uma aventura! Quando cheguei desci do ônibus em frente a um pequeno circo montado na cidade, e da secretaria de educação segui para o Hotel de Dona Dalva onde encontrei parte da equipe que já estava lá e a noite fomos para a solenidade de abertura do PBA com as presenças ilustres da cidade, fomos muito bem recepcionados , tudo muito organizado pela equipe gestora e um secretário de educação muito atuante que participou o tempo todo da formação, mas o melhor ainda estava por vir, o encontro com os alfabetizadores, digo o melhor pois foi um momento belíssimo ver uma equipe tão comprometida e já com uma visão ampla do processo de alfabetização. Daí eu ter me emocionado com as falas dos alfabetizadores vi que valeu a pena toda aquela jornada. No Domingo seguimos para Tremedal, onde aconteceria a próxima formação, e como diz Clarice Lispector “perder-se também é caminho” erramos o caminho de estrada de chão e fomos parar em Condeúba uma cidade bem acolhedora que eu ainda não conhecia, me encantei com alguns prédios antigos que vi por lá, e me lembrei de Rio de Contas, almoçamos por lá e seguimos passando por Piripá e chegando em Tremedal conheci Seu Negão de Marieta, um Griõ fantástico dono de uma venda que tem de tudo, que me deu ama aula de pandeiro e uma colher de pau e eu lhe retribuí com um DVD sobre a vida de Waldick Soriano, saí de lá já com algumas idéias de como seria a vivência do dia seguinte...




(Jânio Quadros)

“Tremedal e Barriguda
Lagoa do boi e Boa Sorte
Cada vaqueiro daqui
É homem valente e forte” 

E foi com versinhos de Gustavo Lima, morador de Tremedal, que a roda foi aberta fazendo referência a Seu Negão da Marieta e sua venda.
De tremedal segui para Conquista e de lá para Mirante, que fica a 2 horas de Poções em estrada de chão, lá fiquei 2 dias e estava perto de voltar para casa feliz por ter dado minha contribuição para mudança da história de tanta gente e por ter conhecido tantas vidas e muitas culturas.

Essa semana sigo pra Mucugê e Boninal, até mais!